sábado, 4 de novembro de 2006

A Hora de Parkinson.

Não sei bem porque, mas sempre que estou no balcão gosto de atender pessoas idosas, hoje entrou um senhor, de idade avançada, caminhar rápido, mas instável, veio com uma sacolinha de uma famosa rede de lojas de CD's da cidade, retirou de dentro da sacolinha dois relógios de cabeceira, pequenos, se desculpou pela tremedeira nas mãos por causa do Mal de Parkinson, me pediu para trocar as pilhas e ajustar para o Horário Brasileiro de Verão que começa amanhã, à zero hora, porque as mãos trêmulas impediam-no de trocar as pilhas e ajustar a hora. Rapidamente minha cabeça e coração puseram-se a funcionar: um senhor idoso, bem vestido, que provavelmente morava sozinho, com dificuldade para manusear objetos, mau hálito, já que não podia segurar firmemente uma escova de dentes. Aos poucos fui tomado por uma emoção sem explicação, uma sensação que começou vaga e foi crescendo dentro de mim, não sei por quê, mas o senhor idoso e sua realidade me tocaram profundamente, fiquei com vontade de chorar e por pouco não chorei ali mesmo, no balcão, depois de atendê-lo.
De vez em quando me pego emocionado como hoje, do nada, ou melhor, do tudo, não sei se fantasiei demais sobre a vida daquele senhor, mas sou muito intuitivo, raramente erro, e a minha alma sentiu o lado humano e puro daquele senhor. Que atividades ele desenvolveu ao longo da vida? Que emprego teve? Teria filhos? Moraria sozinho, mesmo? Que CD's vieram dentro daquela sacolinha?
Ele se foi, com ele as respostas para estas questões, mas a emoção, minha, ficou, tomara um dia poder revê-lo, talvez eu possa fazer uma dessas perguntas a ele, nem que seja em Fevereiro, quando o Horário Brasileiro de Verão acabar. De repente lembrei de meus pais, falecidos, me tomo por uma culpa por não ter feito mais por eles enquanto vivos e velhinhos, minha mente sabe que fiz o que pude e mais um pouco por eles, mas sempre me cobro ter feito mais, sentimento de culpa insaciável e incansável. Será que aquele velhinho representou meus pais e o meu sentimento para com eles? Vou ter todo o Horário de Verão para pensar sobre isso.

4 comentários:

Anônimo disse...

bem, eu já exemplifiquei nos posts "Paitio" e "Dependência Eterna" desse
blog sobre gente de minha familia e/ou relacionada já com idades avançadas e tal, sobre meu bisavô, os sogros de minha tia avó, meu avô, meus tios avós, e agora respondendo concretamente a isto, a sogra do meu tio avô irmão caçula de meu avô paterno morreu já com 99 anos (a mulher desse meu tio avô tem 77 anos agora, ele tem 78) há mais ou menos seis anos e meio a sete, ou seja não há mts anos, pois
ainda o filho do segundo casamento do primo de meu pai e filho mais velho desse meu tio avô (td conforme eu referi num dos posts, e
o cara tem 51 anos, tem uma unica irmã q vai fazer 49 anos e tem uma unica filha de 18/19 anos, o outro tem um filho mais velho do primeiro casamento q tem 23 anos, a segunda mulher dele, de 46 ou 47 anos tmb teve um filho de uma relação anterior, esse garoto tem uns 18 anos, e em comum com o meu primo, têm esse menininho como meio irmão) esse menino de 11 anos atualmente, ainda conheceu essa bisavó e é o bisneto mais novo, ele era bem pequenininho qdo a bisavó tava qse chegando aos 100, mas ele se lembra. Essa senhora ficou mto amiga de minha tia bisavó q morreu com quase 96 anos, qse no fim de 1999. O avô materno desses sobrinhos mais novos de meu avô paterno morreu de problemas cardiacos agravados (não sei se ele chegou a ter parkinson) mas ele se divorciou da sogra de meu tio avô e se casou novamente com uma senhora mais nova, e geraram o meio irmão (por parte de pai) mais novo da esposa de meu tio avô, esse homem tem mais 10 ou 11 anos do q meu pai q tem 55.

Anônimo disse...

Agora, continuando o raciocinio e a sequencia das coisas, os sogros desse
meu tio avô em comum só tiveram 2 filhas (aliás, essa senhora q faleceu aos 99 anos só teve 2 filhas), a mulher de meu tio avô é a segunda, a cunhada de meu tio avô acabou de fazer 80 anos há quase 1 mês poucos dias antes de minha avó materna, q tmb acaba de chegar nos 80 agora em Março. Apesar dessa senhora ter chegado aos 99 anos, o ex marido dela morreu com menos 10 anos, perto do Natal de 89, há uns 17 anos atrás, mas mto doente, aliás, essas complicações cardiacas só começaram a se manifestar depois dos 80 anos, mas tinha a mulher aposentada q cuidava dele e com quem ele morava, e ele tinha mta assistencia médica paga pelos filhos e netos. Agora a segunda mulher dele, mãe do meio-cunhado de meu tio avô morreu há uns 3 anos e meio com cerca de 90 anos. Agora a outra senhora, sogra de meu tio avô
ficou mto amiga da minha tia bisavó, e continuou mantendo contado, fazendo visita, apesar das filhas e dos netos (2 deles são primos direitos de meu pai) a terem internado num lar de idosos 4 ou 5 anos antes de sua morte, até lá ela alternadamente passava temporadas em casa de cada uma das filhas e teve contato com os netos e bisnetos e ela sempre esteve lúcida e cheia de vida com uma jovialidade
pra uma senhora de idade extremamente avançada!!! É incrivel q eu com 21 anos sei mts pormenores, mas é q nos encontros familiares eu ouço mta historia q relembram, q comentam, contam e depois eu mesma assisti e me lembro
dessas velhinhas q chegaram aos 90 anos ou mais e às relações familiares. E realmente uns tiveram bem mais sorte q outros, como a minha tia bisavó e a sogra de meu tio avô, q passaram dos 90 anos tendo grande vitalidade.

Anônimo disse...

Sarah, Crazygirl (Quote):
"o cara tem 51 anos, tem uma unica irmã q vai fazer 49 anos e tem uma unica filha de 18/19 anos, o outro tem um filho mais velho do primeiro casamento q tem 23 anos, a segunda mulher dele, de 46 ou 47 anos tmb teve um filho de uma relação anterior, esse garoto tem uns 18 anos, e em comum com o meu primo, têm esse menininho como meio irmão) esse menino de 11 anos atualmente, ainda conheceu essa bisavó e é o bisneto mais novo, ele era bem pequenininho qdo a bisavó tava qse chegando aos 100, mas ele se lembra"
Ou seja, é akilo a k podemos chamar, o meus, os teus, e os nossos, literalmente!!! LOL
Por acaso tmb a última velhinha k morreu k eu (e nós) conhecia-mos era a ex-sogra do irmão caçula da minha avó paterna, no final do Verão passado, com 96 anos, com 3 filhas, a segunda era a ex-mulher do meu tio avô, tem quase 70 anos. A mais velha tem 71 anos, e tinha-os acabados de fazer na altura em k a mãe delas faleceu. A ex-mulher do meu tio avô tem outra irmã mais nova, de 64 anos feitos este ano. Tinha também netos, 2 deles são primos direitos do meu pai, e filhos do primeiro casamento do meu tio avô. A ex-cunhada mais velha do meu tio avô tem 3 filhos, a mais velha ela teve-a aos 22 ou 23, e ainda mais 2 com 42 e 38 ou 39. A mais nova tem uma com uns 38 anos, e outro com 26! E ainda a senhora k faleceu tinha mtos bisnetos, o mais velho tinha 19 anos qdo ela morreu, e fez 20 este ano e é filho mais velho da sua filha mais velha, q tem outra filha de 16. E os irmãos mais novos têm filhos entre os 9 e os 12 ou 13 e são mais 3 netos a somar aos 5. Depois vêm os 3 ntos do meu tio avô, duas de 17 e 13 anos acabados de fazer, e outro de 5. E ainda a ex-cunhada mais nova do meu tio avô já foi avó com mais de 60 anos, pois a sua filha mais velha foi mãe com 35 anos. A bisavó também conheceu a criançinha, e o meu tio avô de 70 anos (irmão caçula da minha avó paterna) tinha uma grande estima pela ex-sogra, apesar de já ter deixado de pertencer à familia dela, o k tinham em comum era o facto da senhora ser avó dos seus filhos mais velhos, k são primos direitos do meu pai, mas os laços de afinidade prevaleciam mais!

Anônimo disse...

Ah, pra completar e complementar o panorama, a ex-mulher do irmão mais novo da minha avó paterna, de quase 70 anos, tinha voltado a casar-se (hj está sozinha) e teve uma filha k tem mais 6 anos e meio ou 7 do k eu, essa é a segunda neta mais novinha da senhora em kestão!